top of page

Quanto você já perdeu por não decidir, não agir?

Atualizado: 5 de jul. de 2020

Sabe aquelas decisões que você precisa tomar, mas vai protelando, então, uma hora elas cobram a conta...


A clássica

"Segunda feira começo a academia", e as vezes até faz a inscrição (quem nunca?), mas até ai a conta percebida é "apenas" a da academia e do não resultado saudável esperado/planejado. O efeito de não tomar uma decisão como esta pode cobrar a conta anos mais tarde, por exemplo, quando a saúde "ligar o alerta" para o sedentarismo.


O impacto no curto prazo e alternativas

Mas quando estas indecisões são na esfera financeira, normalmente traz sérios impactos até no curto e médio prazo, a exemplo, aquela dívida com o banco, do rotativo do cartão de crédito, em primeiro lugar, evite ao máximo que ocorra, mas se o imprevisto ocorrer, negocie, não espere o impacto da taxa de juros, pois em média é cobrado 326,4% ao ano (Banco Central - 28/04/2020). Fale com seu gerente, vá na agência (neste momento de COVID-19 use os canais digitais), com certeza absoluta tem opções de crédito emergencial mais baratas que o rotativo do cartão de crédito. Varia bastante entre bancos, mas para crédito pessoal tem taxas a partir de 1,49% ao mês.


Normalmente a "culpa" dos impactos financeiros é dos imprevistos, e sim, eles acontecem, e como o próprio nome é auto explicativo, algumas coisas não há como prever a ocorrência exata, porém, existe uma palavra chave que reduz muito o impacto financeiro de imprevistos graves, PLANEJAMENTO, pois acredite, em alguns casos negociação, novo empréstimo não dá conta dos impactos.


Vamos a alguns exemplos simples de como o planejamento pode reduzir ou até anular os impactos de um imprevisto crítico:


Contas Fixas do Mês

Pense naquelas que efetivamente você precisa para manter sua família/casa:

  • Alimentação, Educação, Transporte, Água, Luz, Gás, Telefone;

  • Aluguel, Prestação, Condomínio;

  • Plano de Saúde, Seguro, Medicamentos...

Liste todas as demais passíveis de redução e ou interrupção sem expô-lo a maior risco, e separe das principais contas que listamos acima. Calcule as principais despesas (lista inicial)



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page